Na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA, aconteceu a primeira Assembleia Geral de fundação da Federação de Consórcios Públicos de Alagoas – FECALAGOAS. A reunião foi presidida pelo prefeito do município de Dois Riachos e presidente do CONDRI, Ramon Camilo, e secretariada pelo superintendente do CRERSSAL, Eraldo Nunes.
Com a presença de representantes de nove Consórcios Públicos de Alagoas e da representante da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente em Alagoas – ANAMMA, Jéssica Cavalcante e da participação, de forma virtual, do Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, o Estatuto foi apreciado e aprovado por unanimidade.
A Assembleia elegeu sua primeira diretoria, aclamando como Presidente o prefeito do município de Limoeiro do Anadia e presidente do CONAGRESTE, Marlan Ferreira. Para compor a Diretoria foram escolhidos como Vice-presidente Institucional o prefeito do município de Major Izidoro e representante do CIGRES, Theobaldo Cintra; como Vice-presidente Administrativo, o prefeito do município de Dois Riachos e representante do CONDRI, Ramon Camilo; como Vice-presidente Financeiro, o prefeito do município de Coruripe e presidente do CONISUL, Marcelo Beltrão.
O prefeito do município de Carneiros e presidente do CIGIP, José Carlos de Carvalho, além do prefeito de Água Branca e presidente do CRERSSAL, José Carlos de Carvalho, foram eleitos primeiro e segundo suplente, respectivamente. O novo presidente da entidade nomeou o superintendente do CRERSSAL, Eraldo Nunes, como o secretário Executivo da Federação.
O objetivo principal da FECALAGOAS é buscar o fortalecimento dos consórcios públicos, na busca de entendimentos que gerem instrumentos que facilitem os procedimentos administrativos e aproxime os consórcios das esferas governamentais estadual e da União, além do acompanhamento das frentes parlamentares de Consórcios Públicos na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e no Congresso Nacional.
São integrantes da FECALAGOAS os seguintes Consórcios:
CONDRI, CRERSSAL, CONAGRESTE, CIGRES, CIGIP, CONISUL, CONORTE, CORSZAM e CONSÓRCIO METROPOLITANO.